o útero na medicina chinesa

O Útero é um dos seis órgãos curiosos, que possuem a forma de um órgão Yang e a função de um órgão Yin. A forma do Útero é uma cavidade e a menstruação e trabalho de parto são expressões de sua função de descarga (como um órgão Yang), mas por outro lado, armazena Sangue (Xue) e nutre o feto durante a gestação, sendo essas funções tipicamente Yin. Portanto, é um órgão com um comportamento particular, não exercendo uma função regular no organismo da mulher.

O Útero tem como nome chinês Bao, que significa “palácio do feto” ou “proteção da vida”. Ele atrai e recolhe o Sangue, que cheio de energia se aloja no Útero durante um período. Quando esse Sangue se desgasta, não possuindo mais a energia necessária para transmitir a vida, ocorre a menstruação. O Útero tem relação direta com nosso Céu Posterior, com nossa ancestralidade, ou seja, a herança recebida de nossos pais, que através dele a mulher transmitirá aos seus filhos.

O Útero na concepção da Medicina Chinesa abrange as estruturas do próprio útero, as trompas de Falópio e os ovários. Esse conceito de Útero (Bao) associado aos Rins e Coração são responsáveis por todas as funções que incluem o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, os ciclos hormonais e bom funcionamento do útero, trompas e ovários.

A Medicina Chinesa descreve todos os aspectos da reprodução feminina (órgãos, glândulas, hormônios, psiquê) em termos de função do Rim, função do Coração e do Útero, formando esses três órgãos o núcleo da atividade reprodutora . o Coração abrangendo a mente e a atividade do hipotálamo e hipófise controla o ciclo; o Útero é o local onde tudo acontece; os Rins armazenam o Jing, Yin e Yang influenciando os hormônios e organizando as diferentes fases do ciclo. Por fim, os Canais denominados Bao Mai (Vaso do Útero) e Bao Luo (Canal do Útero) fornecem o caminho de comunicação entre Coração-Útero-Rins.

Deve-se considerar a relação estabelecida entre Útero, Coração, Fígado e Baço com relação ao Sangue, pois a menstruação e a gravidez saudável dependem da qualidade do Sangue. O Coração dirige o Sangue, o Fígado o armazena, o Baço o produz e o controla, mantendo-o nos vasos, e estados patológicos presentes nesses órgãos podem ter uma influência sobre o funcionamento da menstruação e gravidez.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s